Como desentupir um ralo de banheira

Como desentupir um ralo de banheira

Uma banheira de drenagem lenta pode ser inconveniente para qualquer proprietário. Felizmente, limpar um ralo de banheira entupido é geralmente uma tarefa simples de “fazer você mesmo” que pode ser realizada com algumas ferramentas e técnicas. Este especialista em encanamento e aquecimento, demonstra como lidar com esse problema de banheiro no vídeo acima.

Fonte de reprodução: Youtube Mãe de GÊMEOS – Glenya Taynara

Causas comuns de entupimentos de ralos de banheira

Antes de iniciar o processo de desentupimento, é útil saber o que geralmente faz com que os ralos da banheira fiquem bloqueados. Identificar a fonte do problema pode ajudar a evitar entupimentos futuros e escolher o melhor método de desobstrução.

  • Cabelo e espuma de sabão: Com o tempo, cabelos e sabonetes se acumulam no cano de drenagem, restringindo gradualmente o fluxo de água. Em muitas casas, é quase impossível evitar que cabelos e sabão desçam pelo ralo, mas a manutenção regular pode ajudar a aumentar o acúmulo. Uma tampa de drenagem pode capturar essas partículas e evitar que entrem no ralo.
  • Acúmulo de minerais: Em áreas com água dura, depósitos minerais, principalmente cálcio e magnésio, podem se acumular dentro dos canos, estreitando a passagem da água e contribuindo para uma drenagem lenta. Para resolver esse problema, considere instalar um amaciador de água para minimizar os depósitos minerais que entram em seu sistema de encanamento.
  • Objetos Estranhos: Pequenos objetos como joias, brinquedos de banho ou até mesmo excessos excessivos de produtos de banho podem, às vezes, acabar no ralo, causando bloqueios. Esses itens ficar presos no sifão P ou mais abaixo no cano, podem levar a uma obstrução completa ou parcial. Manter pequenos itens longe da área da banheira pode reduzir as chances de isso acontecer.
Como desentupir um ralo de banheira

Ferramentas e materiais necessários

Você precisará de algumas ferramentas e materiais básicos para desentupir um ralo de banheira. Para que esse processo ocorra sem problemas, você precisará dos seguintes itens:

  • Chave fixa
  • Bicarbonato de sódio
  • Balde
  • Pano de limpeza
  • Tampa de drenagem
  • Cobra de encanador/dreno
  • Lanterna
  • Luvas
  • Alicate
  • Chave de fenda
  • Vinagre branco
Como desentupir um ralo de banheira

Passos para desentupir um ralo de banheira

Os passos abaixo, usando uma cobra de desvio para limpar o entupimento. Ele explica a importância da técnica adequada para desalojar bloqueios com sucesso. Siga estes passos para desentupir o ralo da banheira e restaurar o fluxo de água adequado:

  1. Remova a placa de transbordamento : Use uma chave de fenda para desparafusar a placa de transbordamento da extremidade da banheira. Se necessário, use um alicate para puxar cuidadosamente a placa, como pressa de ligação e o correto de trás da banheira. A placa de transbordamento geralmente fica localizada logo acima do ralo e é usada para evitar transbordamento.
  2. Insira a cobra de transporte : Alimente uma cobra de transporte pelo desvio de transporte. Aperte o parafuso de aperto manual para travar a cobra no lugar, depois gire a manivela e empurre a cobra para baixo do ralo. Repita esse processo duas ou três vezes, estendendo a cobra mais para baixo do ralo a cada vez para quebrar e remover quaisquer obstruções alojadas no ralo.
  3. Teste a drenagem : Abra a água e verifique se a drenagem da banheira é melhor. Se houver melhorias, mas o dreno ainda estiver lento, prossiga para a próxima etapa. Um teste rápido de corrente de água pode determinar se o bloqueio foi eliminado.
  4. Cobra com corrente de água : Coloque uma cobra de transporte no cruzamento de transporte novamente, dessa vez permitindo que a água corra enquanto você a serpenteia para fora do ralo. Isso pode ajudar a lavar quaisquer detritos soltos e partículas menores que possam causar o bloqueio.
  5. Inspeção e ajuste do batente : Examine o batente na extremidade da pressa de ligação. Se o batente estiver muito baixo no cano de entrega, levante-o girando as pressas para encurtar a ligação e verifique se há desalinhamento. Abra a porta de travamento para prender o batente em sua nova posição.
  6. Remontar e testar : Reinstalar o trânsito, a junta e a placa de transbordamento. Deixe correr água para verificar a drenagem adequada e quaisquer vazamentos ao redor dos componentes recém-instalados. A remontagem adequada evitará vazamentos futuros e manterá tudo funcionando corretamente.
Como desentupir um ralo de banheira

Métodos alternativos para desobstruir obstruções

Se o método da cobra de drenagem não resolver completamente o problema, ou se você preferir tentar outras abordagens primeiro, há três métodos diferentes: um desentupidor, água fervente ou uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre.

  • Método do êmbolo: Um desentupidor pode ser uma boa ferramenta para desenvolver pequenos empreendimentos. Encha a banheira com alguns centímetros de água para criar uma sucção para o desentupidor funcionar. Cubra a placa de transbordamento com um pano úmido para criar uma colocação. Coloque o desentupidor sobre o ralo e mergulhe por 30 segundos usando movimentos consistentes. Remova o desentupidor e verifique se a água drena, repetindo até que o desentupidor esteja desobstruído.
  • Método de água fervente: Para pequenos entupimentos causados ​​por espuma de sabão ou gordura, água fervente às vezes pode resolver. Depois de ferver uma panela grande de água, despeje-a cuidadosamente diretamente no ralo em etapas. Deixe cada despejo agir por alguns minutos antes de adicionar mais. Teste o ralo para ver se a água drena mais rápido, o que significa que o entupimento foi desobstruído.
  • Método de Bicarbonato de Sódio e Vinagre: Este método de limpeza natural pode ser eficaz para pequenos empreendimentos. Comece removendo a água da banheira para permitir que a solução funcione de forma mais eficaz. Despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo, seguida de uma xícara de vinagre branco. Esses produtos reagem para criar uma substância espumante. Cubra o ralo com uma rolha e espere cerca de 15 minutos. Lave o ralo com água quente para verificar se você precisa repetir esse processo.
Como desentupir um ralo de banheira

Prevenção de empreendimentos futuros

Tomar medidas proativas pode ajudar a prevenir futuros entupimentos no ralo da banheira. Use uma tampa de ralo para capturar cabelos e detritos antes que eles entrem no ralo, limpando-o regularmente para remover cabelos e resíduos de sabão acumulados. Limpe seus ralos mensalmente com uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre, enxaguando-os com água quente para ajudar a prevenir entupimentos.

Como desentupir um ralo de banheira

Quando chamar um profissional

Embora muitos entupimentos de banheira possam ser desobstruídos com métodos “faça você mesmo”, algumas situações podem exigir assistência profissional. Se você tentou vários métodos, suspeitas de um problema mais sério, ou tem sons de gorgolejo ou percebe odores ruins no ralo, é melhor contratar um profissional.

Além disso, se você tem uma casa antiga com sistemas de encanamento frágeis ou percebe que a água está voltando para outros acessórios, como sua pia ou vaso sanitário, você deve consultar um encanador para evitar mais danos. Encanadores profissionais possuem ferramentas especializadas e experiência para lidar com segurança com problemas de distribuição mais complexos. Se você não se sente confortável com qualquer parte do processo de desobstrução, é melhor contratar um profissional para restaurar o bloqueio do seu dreno e evitar problemas futuros.

Fonte: https://www.ype.ind.br/ype-explica/como-desentupir-ralo-de-banheiro

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?