O seu encanamento está entupido? Como saber? Continue lendo para saber os principais sinais de que o seu encanamento está entupido. Casos que envolveram negligência ou falta de manutenção de encanamento, por exemplo.
É por isso que é importante determinar se você tem um cano de ventilação entupido o mais rápido possível. Dessa forma, você pode fazer os reparos necessários ou contratar um encanador profissional para cuidar do entupimento para você, antes que o bloqueio no cano de ventilação faça com que a água volte para os ralos e vasos sanitários.
Como saber então que o encanamento está com o duto de ar entupido?
Continue lendo, pois listamos os sintomas comuns que você precisa conhecer!
Fonte de reprodução: Youtube Barreto construções
Uma introdução às saídas de ar de encanamento
Conforme a água passa pelos canos de encanamento, ela cria um vácuo nos canos. Para que a água se mova suavemente pelos canos, ela precisa de ar para empurrá-la e substituir o vácuo que ela cria.
O respiradouro de encanamento — também chamado de respiradouro de ar de encanamento ou chaminé de ventilação — atua como um regulador de pressão de ar. Ele admite ar no sistema de encanamento, que então empurra água pelos canos. Ele também se livra de gases e odores que as águas residuais podem deixar para trás.
Uma ventilação entupida não deixa o ar passar e entrar nos canos, então a água permanece estagnada no sistema de encanamento. A água estagnada pode então se acumular nos canos até que eles não consigam mais contê-la. Isso pode então fazer com que a água volte a fluir para cima e para fora dos ralos.
Como a abertura de uma chaminé de ventilação fica do lado de fora (geralmente no telhado), ela é vulnerável a elementos externos. É por isso que é fácil a ventilação ficar entupida — poeira, detritos, folhas e outras coisas podem bloquear sua abertura.
É durante esses momentos que você começará a notar os seguintes sintomas de uma ventilação entupida.
A água demora muito para drenar
Se a água usada demorar muito para drenar, isso pode ser um sinal de uma chaminé de ventilação entupida. Detritos bloqueando a ventilação não permitirão que o ar entre e empurre a água para fora dos canos de drenagem.
Qualquer ralo em sua casa que demore uma eternidade para drenar pode ser devido a uma ventilação bloqueada. Podem ser os ralos da banheira ou do chuveiro, ralos da pia ou vasos sanitários.
Tenha em mente, porém, que água de drenagem lenta também pode sinalizar bloqueios em um cano de drenagem. Se você tiver esse problema com apenas um dreno, é provável que seja um cano de drenagem entupido. Tente usar um desentupidor primeiro para ver se isso resolverá o problema.
Caso contrário, ou se isso acontecer em várias áreas da sua casa, o próximo provável culpado é uma ventilação entupida.
A boa notícia é que pode ser fácil limpar um cano entupido se o bloqueio estiver apenas na abertura do cano. Se for seguro subir até o telhado, remova os detritos que cobrem o cano. Em seguida, verifique os drenos afetados para ver se eles estão funcionando bem agora.
Caso contrário, pode haver um entupimento dentro do respiradouro, dos canos de drenagem ou de ambos.
Tanques de sanitários secos e vazios
Você sabia que um único vaso sanitário com vazamento pode desperdiçar a impressionante quantidade de 200 galões de água por dia?
Isso é quase ou mais que o dobro do consumo médio de água de uma única pessoa!
Um vazamento no tanque do seu vaso sanitário não é o único problema que você pode ter com ele. O oposto exato pode acontecer se o respiradouro de ar do encanamento ficar entupido.
É isso mesmo — você não terá água no tanque para dar descarga no que precisa.
Tenha em mente que a chaminé de ventilação regula a pressão do ar no sistema de encanamento da sua casa. Um bloqueio reduz ou até mesmo elimina completamente essa pressão do ar. A água não ficará onde deveria, no seu tanque de descarga neste caso, e em vez disso, continuará fluindo pelo cano.
Se a caixa de descarga do seu vaso sanitário não encher novamente, isso geralmente é um indício de que o tubo de ventilação está entupido.
Cheiros fétidos
Cheiros ruins que você normalmente só sentiria em uma tubulação de esgoto também podem ser um sinal de uma chaminé de ventilação entupida. Eles geralmente são causados por gases tóxicos de esgoto, como amônia e sulfeto de hidrogênio. Este último, a propósito, pode fazer sua casa cheirar a ovos podres.
Note que o metano é o maior constituinte dos gases de esgoto. Sozinho, ele é incolor e inodoro. Inalá-lo, no entanto, pode levar a sintomas como dores de cabeça, náusea e tontura.
Se você notar esses cheiros (ou exibir sintomas de exposição ao metano), pode ser que você tenha uma chaminé de ventilação entupida. A pressão de ar reduzida da ventilação pode esvaziar completamente os canos de drenagem. Isso faz com que os sifões P do encanamento sequem.
Os sifões P “contêm” ou retêm gases de esgoto para que eles não passem pelos canos e entrem nas casas. Eles fazem isso mantendo um pouquinho de água em uma pequena depressão, o que então cria uma vedação para esses gases. Essa vedação então retém os gases de esgoto.
Dito isso, se um sifão P não receber água, ele não pode criar essa vedação. Sem uma vedação, gases nocivos do esgoto podem voltar para os canos e para sua casa.
Sons de gorgolejo ou “glugging” quando a água desce pelo ralo
Se algum dos seus ralos fizer esses sons quando a água sai, uma ventilação bloqueada pode ser a culpada. O entupimento restringe a quantidade de ar que flui para a ventilação. Isso faz com que o ar precise de mais tempo para substituir o vácuo deixado pela água que passa.
Esse atraso é o que pode estar causando esses sons de gorgolejo ou glug, glug, glug nos canos. Outro possível culpado é um bloqueio parcial dentro dos próprios canos.
Tire os entupimentos do seu encanamento o mais rápido possível
Aí estão, todos os sinais indicando que você tem um cano de ventilação entupido. Se notar algum desses sintomas, verifique a abertura do cano de ventilação no telhado, se for seguro fazê-lo. Se não for, entre em contato com um encanador licenciado local imediatamente.
Lembre-se, entupimentos em saídas de ar de encanamento trazem o risco de refluxo de água e gases tóxicos. A última coisa que você quer é sofrer danos causados pela água ou acabar hospitalizado.