Todos os sistemas de encanamento desenvolvem entupimentos – não há como evitá-los. Mostraremos como limpar obstruções teimosas em pias de cozinha, banheiras, vasos sanitários e ralos de chão.
Estas técnicas comprovadas irão desalojar praticamente qualquer obstrução. Se você não conseguir limpar um entupimento após algumas tentativas, admita a derrota e entregue o trabalho a um serviço de limpeza de ralos ou encanador licenciado. Exercer muita força pode danificar permanentemente um tubo ou acessório.
Dito isso, ferramentas especializadas de encanamento usadas para combater entupimentos são acessíveis e estão disponíveis em qualquer loja de ferragens ou home center; você pode até alugar alguns.
Fonte de reprodução: Youtube Papo com Bianca
Como desentupir um banheiro
Tentar forçar o entupimento de um vaso sanitário com um desentupidor pode muitas vezes piorar o problema. Em vez disso, crie uma vedação e empurre lentamente o êmbolo antes de puxá-lo bruscamente. A sucção pode ajudar a puxar a obstrução de volta para a tigela, quebrando o bloqueio e permitindo que a gravidade assuma o controle.
Para tamancos teimosos, um êmbolo pode não resolver o problema. Em vez disso, uma ferramenta chamada trado de armário cabe dentro do vaso sanitário e permite ao usuário passar um cabo pelo vaso sanitário sem riscar o revestimento. Essas brocas podem quebrar obstruções ou enganchar a obstrução e puxá-la de volta pela tigela.
Como desentupir uma pia de banheiro
Os êmbolos são excelentes para desentupir pias, mas é importante usar a técnica correta. Todas as pias de banheiro compatíveis com o código transbordam a cerca de uma polegada da borda, e o mergulho geralmente resulta com a pressão retornando pelo transbordamento em vez de empurrar o entupimento. Cubra este buraco com um pano e pressione com a mão enquanto mergulha para aproveitar a pressão hidráulica.
Quando o êmbolo não funcionar, pode ser necessário usar uma cobra de drenagem de arame. Para usar uma cobra de drenagem, remova o conjunto pop-up da pia e insira suavemente o fio no ralo enquanto gira a alça. Assim que a cobra progredir um pouco, avance um pouco mais de fio da cobra e continue. Isso quebrará o entupimento e o empurrará através do cano.
Para banheiros com pias duplas, os ralos da pia geralmente se encontram em uma conexão T ou Y. Em pias com conexões em T, uma cobra alimentada por um ralo da pia pode atravessar os canos e entrar na outra pia, em vez de descer pelo ralo em direção ao entupimento. Nesses casos, pode ser necessário cortar o T, serpentear pelo dreno e, em seguida, substituir a conexão por uma conexão do tipo Y.
Como desentupir uma banheira
Ao mergulhar o ralo do chuveiro, aplica-se a mesma regra das pias: cubra o transbordamento. A maneira mais fácil de selar o transbordamento é remover a tampa, colocar um pano sobre o orifício e aplicar pressão manual. Isso permitirá que o êmbolo aumente a pressão no sistema de drenagem, empurrando o entupimento.
Mas, quando um êmbolo não funciona, esse transbordamento serve a outro propósito. Quando for esse o caso, alimente a cobra pela abertura de transbordamento e desça para o sistema de drenagem. O percurso fornecido pelo transbordamento é direto até o purgador, evitando a curva fechada causada pelo dreno T.
Como desentupir um tubo de drenagem
Pias, vasos sanitários e chuveiros correm para canos de drenagem maiores, e esses canos às vezes também ficam entupidos. No entanto, o código determina que haja um acessório de limpeza instalado a cada mudança de direção. Basta remover a tampa com um alicate ou chave inglesa e usar esse acesso para limpar o entupimento.
Uma maneira de desentupir um cano é usar uma cobra de arame maior. Essas cobras são mais poderosas, mais longas e geralmente apresentam pontas mais agressivas para quebrar a obstrução ou conectá-la para remoção. Simplesmente passe a serpente de arame pelo ralo e continue avançando até que o entupimento seja eliminado. Porém, uma dica importante: se possível, deixe correr água pelos canos enquanto serpenteia pelo ralo. Isso permitirá que o acúmulo recém-solto seja liberado pelo sistema, em vez de apenas voltar ao lugar.
Existem também bexigas para limpeza de ralos que utilizam força hidráulica para limpar obstruções. Essas bexigas emborrachadas são fixadas na extremidade de uma mangueira e cabem dentro de uma limpeza. À medida que a mangueira enche a bexiga, ela se expande para vedar o tubo. Na ponta da bexiga há um orifício que injeta água no tubo de drenagem, pressurizando-o até que o entupimento não tenha para onde ir a não ser para frente e através do sistema. Observe que este sistema pode danificar tubos mais antigos.
Como limpar um ralo de chão
Em muitos porões, garagens e lavanderias há ralos no chão que transportam águas residuais de aparelhos de ar condicionado centrais, máquinas de lavar, aquecedores de água e carros cobertos de neve.
Com o tempo, esses ralos coletam grandes quantidades de espuma de sabão, fiapos de roupa, areia e bactérias viscosas que se cristalizam dentro do longo cano de esgoto. Para romper esses bloqueios difíceis, você precisará do músculo extra para limpar entupimentos de uma broca elétrica.
- Alugue uma broca elétrica com pelo menos 15 metros de cabo. Comece removendo o filtro que cobre o orifício de drenagem.
- Em seguida, procure um tampão de limpeza na lateral da bacia de drenagem.
- Remova o plugue com uma chave inglesa. Isso permite que você contorne o sifão e passe o cabo diretamente pelo tubo.
- Se o dreno não tiver um tampão de limpeza, você terá que passar o cabo pelo sifão; esta é uma abordagem um pouco mais difícil.
Usando uma broca elétrica
- Conecte a broca elétrica e posicione-a perto do dreno. A maioria dos modelos é equipada com um pedal, deixando ambas as mãos livres para guiar o cabo.
- Passe vários metros de cabo pelo tubo de drenagem. Ajuste o motor para rotação no sentido horário e, em seguida, pise na chave para iniciar o giro do cabo.
- Empurre o cabo no tubo até sentir resistência ou ouvir o motor começar a parar.
- Pare o motor, inverta a rotação e recue alguns metros de cabo.
- Volte para a rotação no sentido horário e passe o cabo mais abaixo no tubo. Repita este procedimento de ida e volta até que a obstrução seja removida.
- Recupere o cabo e lave o cano de esgoto despejando vários baldes de água quente nele. Se a água ainda escoar lentamente, passe cerca de 60 centímetros de cabo diretamente pelo sifão.
- Antes de substituir o tampão de limpeza, enrole fita Teflon em torno de suas roscas; isso tornará mais fácil desparafusar o plugue no futuro. Cuidado: A não substituição do tampão de limpeza permitirá que gases perigosos do esgoto penetrem na casa.
Removedor químico de obstruções raramente é a resposta
Os removedores químicos de entupimento são realmente adequados apenas para uso ocasional em drenos lentos, pois não são eficazes contra paralisações reais. Na verdade, despejar removedor de entupimento líquido em um ralo pode tornar o trabalho mais perigoso para quem precisa remover o entupimento com uma cobra ou êmbolo. Além disso, os removedores químicos de entupimento são prejudiciais ao meio ambiente e podem corroer os canos de metal, fazendo com que os drenos fluam muito bem – direto para o chão.
Ferramentas que você precisa para desentupir um ralo
- A primeira ferramenta a ser usada quando surge um problema é um êmbolo. O amigo deste encanador limpa obstruções da maioria dos acessórios, incluindo pias, banheiras e vasos sanitários. Todo proprietário deve manter um à mão.
- Para desalojar obstruções localizadas mais abaixo no cano de esgoto, use uma broca de cabo, ou cobra de encanador, um cabo de aço longo e flexível enrolado em um carretel equipado com uma manivela. Os trados de cabo estão disponíveis em comprimentos de até 30 metros, embora um modelo de 25 pés seja suficiente para quase todos os entupimentos domésticos.
- Uma broca de armário é feita especificamente para abrir vasos sanitários. Ele também é equipado com uma manivela, mas em vez de um carretel, o cabo é envolto em um eixo rígido. A extremidade da broca é dobrada em um ângulo preciso para caber nas curvas estreitas de um sifão.
- Para um entupimento muito grande ou distante do equipamento, alugue uma broca elétrica. Esta máquina – basicamente um grande trado de cabo movido por um motor elétrico – é muito eficaz para cortar praticamente qualquer obstrução, até mesmo raízes de árvores emaranhadas. Antes de levar para casa uma broca elétrica, certifique-se de que o agente de aluguel lhe mostre como dispensar e recuperar o cabo com segurança.
Recursos
Richard demonstra como lidar com obstruções simples em pias de banheiro, pia de cozinha e vasos sanitários usando diferentes dispositivos mecânicos e técnicas adequadas. Ao usar um êmbolo, ele recomenda criar uma vedação com o flange e puxar o êmbolo para trás, permitindo que a obstrução se desfaça. Uma broca de armário é usada para entupimentos de vasos sanitários e possui uma capa protetora para garantir que o vaso sanitário de porcelana não seja danificado.
A pressão da água produzida por uma bexiga de drenagem pode remover o material deixado no local por uma cobra de drenagem.