O cheiro de ovos estragados não traz exatamente à mente a ideia de toalhas limpas e limpas e uma experiência relaxante na hora do banho. E nenhuma quantidade de velas pode realmente mascarar o odor. Felizmente, existem maneiras de livrar seu banheiro do ralo do chuveiro que cheira a ovo podre. Estes são alguns dos métodos mais fáceis e comuns para resolver o problema.
Não há nada como uma casa com cheiro fresco. Mas se o ralo do seu chuveiro cheira mais a ovo vencido do que a roupa de cama limpa, esse é um problema que precisa ser resolvido. A verdade é que pode haver vários motivos pelos quais o ralo do chuveiro pode cheirar a ovo podre, desde encanamento defeituoso até bactérias no ralo que decompõem a matéria orgânica.
Aqui estão as causas mais comuns e o que fazer a respeito, na ordem de facilidade de solução do problema.
Fonte de reprodução: Youtube SP no Ar
Primeiro, uma palavra sobre P-Traps
O termo “P-trap” aparecerá com frequência, então vale a pena discutir o que é esse aparelho de encanamento e o que ele faz. Um sifão P, também chamado de sifão em U ou sifão de drenagem, é um pedaço de tubo em forma de P que vai do chuveiro ou pia até o sistema de drenagem. Pode ser feito de metal ou plástico, mas a função desse tubo é reter um pouco de água no fundo de sua porção em forma de P.
O objetivo de armazenar água nesta parte do sifão é evitar que os gases do esgoto subam pelo sistema de drenagem e saiam do chuveiro ou pia. Sem uma armadilha P, nada impede esses gases, que não só têm um cheiro horrível, mas também podem ser perigosos. Este dispositivo simples resolve esse problema e é necessário para a construção do código.
Problema potencial nº 1: P-Trap seco
Quando um sifão P seca, ele não é mais capaz de impedir que os gases do esgoto escapem do cano de esgoto do chuveiro. Isso é mais comum em banheiros de hóspedes que não são usados com frequência, pois sem um banho fresco para reabastecer o sifão, a água do sifão irá evaporar.
Este é fácil de resolver: basta ligar o chuveiro. Ligar o chuveiro por alguns minutos irá reabastecer o sifão, evitando que os gases do esgoto escapem. Se um banheiro específico não for muito utilizado, pode ser difícil lembrar de fazer essa tarefa periodicamente. Portanto, você pode considerar definir um lembrete para encher o ralo em um aplicativo ou assistente digital. A frequência dependerá de fatores como o nível de umidade da casa, a localização do ralo, a estação do ano e a frequência com que o ralo é usado, mas a cada duas semanas ou mais deve resolver.
Problema potencial nº 2: Biofilme
O biofilme descreve muitos tipos de bactérias que consistem em microorganismos nos quais as células se unem, criando uma película viscosa semelhante a um bolor. O biofilme geralmente ocorre em áreas que são consistentemente úmidas e onde há bastante material orgânico para as bactérias se alimentarem. Com o sifão P constantemente cheio de água e cabelos, células da pele, oleosidade da pele e resíduos de sabão, entre outros detritos, não é de admirar que os ralos dos chuveiros sejam locais privilegiados para o desenvolvimento de biofilme. ( Uma banheira de hidromassagem é outro ponto quente.) À medida que as bactérias decompõem esses materiais, elas emitem um odor semelhante ao de ovos podres.
A melhor maneira de vencer o biofilme e evitar que a casa cheire mal é limpando o ralo. Um limpador de ralos comum serve, mas um dos melhores remédios caseiros é uma combinação de bicarbonato de sódio e vinagre. À medida que os dois reagem, criam uma espuma, com as partículas de bicarbonato de sódio ajudando a limpar o biofilme do tubo. Depois, jogar água quente no ralo ajudará a limpar qualquer biofilme restante do ralo.
Problema potencial nº 3: ventilação de encanamento entupida
Embora a falta de uso possa fazer com que a água em um sifão P evapore gradualmente, uma ventilação entupida pode sugá-la para secar mais rapidamente. Os sistemas de drenagem de encanamento têm tubos de ventilação abertos na extremidade do sistema, e esses tubos normalmente se estendem para cima e para fora do telhado. Esses tubos permitem que os fluidos que descem pelo sistema fluam sem causar vácuo.
Se as aberturas de ventilação ficarem obstruídas, seja por detritos, um ninho de pássaro, um ninho de abelha ou um roedor preso, um vácuo se formará quando alguém escorrer fluidos pelo ralo do chuveiro ou do vaso sanitário. Esse vácuo começará a puxar a água de um sifão P próximo, diminuindo o nível da água e fazendo com que os gases eventualmente escapem do ralo. Isso é mais comum em casas mais altas, onde o fluido liberado tem um caminho mais longo para percorrer. O sifão permitirá a passagem dos gases do esgoto, uma vez que o nível da água caiu devido ao vácuo.
Nota: Um entupimento de encanamento, que é um bloqueio no próprio tubo de drenagem, geralmente se manifesta muito mais cedo do que o odor. No entanto, se um bloqueio passar despercebido por tempo suficiente, poderá ocorrer um cheiro.
Desobstruir a ventilação é a única maneira de realmente resolver esse problema. Isso pode ser feito com uma cobra de dentro de casa, se houver acesso a uma limpeza, ou do telhado.
Problema potencial nº 4: tubos de drenagem rachados
Os tubos de drenagem podem rachar e quebrar com o tempo (especificamente tubos de ferro fundido ou cotovelos e juntas de PVC são mais vulneráveis). Caso isso ocorra, os gases do esgoto podem subir pela tubulação e escapar por baixo da banheira. Isso pode resultar no cheiro de ovo podre, além de vazamentos e danos ao drywall ou outras superfícies da casa. E embora possa cheirar como se aquele odor estivesse vindo do ralo, na verdade ele pode estar permeando o chão embaixo da banheira.
Encontre a causa do vazamento e repare-o. No caso do ferro fundido, isso pode exigir a remoção de todo o tubo, pois é provável que a corrosão se instale. Reparar tubos de PVC pode ser mais fácil, pois tudo o que está envolvido é cortar a seção rachada do tubo e substituí-la por um novo comprimento e alguns acoplamentos. Também é importante remover qualquer isolamento úmido ou drywall danificado para evitar o crescimento de mofo.
Problema potencial nº 5: água com enxofre
Às vezes, o cheiro que parece vir do ralo é, na verdade, por causa da água que escorre por ele. Casas com bombas de poço muitas vezes sofrem com o problema do enxofre na água subterrânea. O enxofre cheira a ovo podre, fazendo com que o banheiro ou até mesmo a casa inteira cheirem.
Se tiver dificuldade em saber se é esse o caso ou não, encha um copo com água e leve-o para fora de casa. Cheire o copo lá fora e se cheirar a ovo, você encontrou a causa.
Na maioria dos casos, a maneira mais fácil de remover o cheiro de ovo podre do encanamento é dar um choque no poço com uma solução de cloro. Esta solução matará as bactérias e curará o cheiro temporariamente (1 a 2 meses), mas tenha em mente que este é um trabalho melhor executado por um empreiteiro de poço licenciado. Uma opção mais permanente (embora mais cara) é instalar um filtro de água de poço em toda a casa para remover o cheiro de enxofre e outros contaminantes da água.
Problema potencial nº 6: ânodo corroído
Aquecedores de água são propensos a ferrugem e corrosão. Isso é tão comum que os fabricantes incluem uma haste de sacrifício – chamada ânodo – dentro do aquecedor de água que atrai partículas de ferro, calcário e outros minerais e sedimentos da água. Essas partículas corroem a haste em vez do tanque do aquecedor de água. Mas, à medida que o ânodo começa a falhar, muitas vezes pode fazer com que a água quente cheire a enxofre ou a ovos podres.
Substituir um ânodo pode ser muito simples – se o tanque tiver sido mantido. Tudo o que você precisa fazer é desparafusar o ânodo antigo e parafusar um novo em seu lugar. No entanto, se o aquecedor de água for antigo ou não tiver recebido manutenção adequada, pode ser muito difícil remover o ânodo sem danificar também o aquecedor de água. Algumas pessoas preferem pagar por um novo aquecedor de água do que tentar remover o ânodo.
Volte para um banho com cheiro fresco
Um desses métodos certamente fará com que seu banho passe de ovo e fedorento para fresco e limpo. Embora possa ser necessária tentativa e erro para identificar o problema exato primeiro, não desista, pois a solução para um ralo de chuveiro livre de odores pode não estar longe.
Fonte: https://www.ype.ind.br/ype-explica/como-tirar-mau-cheiro-de-esgoto-do-ralo-do-banheiro